terça-feira, 30 de junho de 2009

Breve histórico...

O LUAS começou como um simples Periódico Lésbico Feminista, nascido das idéias militantes de duas lésbicas feministas: Elisângela Nunes e Ana Carla Lemos. Percebendo a necessidade de publicizar sobre direitos humanos com relação a lesbianidade decidiram fazer isso a partir da criação de um Informativo: Jornal LUAS. Que desde o início tornou-se mensal.
Um das metas do jornal é levar às pessoas, que não têm acesso às informações do mundo LBGT, e, também, para as pessoas que não tem acesso à Internet, informações sobre militância, direitos humanos, oportunizando o conhecimento e provocando um pouco da compreensão da Diversidade Sexual, especificamente no que diz respeito ao amor entre mulheres.

A primeira edição foi distribuída em novembro de 2006.

Logo, como resultado das intervenções individuais e coletivas destas ativistas, se viram traçando um caminho possível em direção a criação de um grupo de lésbicas feministas, percebendo-se dai a necessidade de um trabalho que envolve-se as especificidades das mulheres lésbicas e bissexuais no estado de Pernambuco.

Surgindo assim os primeiros passos para a criação do Grupo LUAS em março de 2007.

O Grupo LUAS, tem como missão:

Empoderar e fortalecer politicamente o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis e Transexuais), contribuindo para inserção do mesmo nos movimentos sociais, desmistificando o preconceito e todas as formas de violências por orientação sexual, contribuindo para o controle social e efetivação de políticas públicas que garantam os Direitos Humanos de todas/os.

Objetivo:

O Grupo LUAS tem por objetivo trabalhar com o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais Travestis e Transexuais) de base, através de ações e intervenções sócio-educativas sobre saúde/direitos humanos, gênero/feminismo, diversidade sexual, direitos sexuais/reprodutivos e arte/cultura, tendo como princípios:

Plataforma Política Feminista;
Eqüidade de Gênero;
Direitos Humanos.


Princípios e valores:

Transparência
Ética
Respeito
Cuidado
Coerência entre o discurso e a prática
Autonomia
Práxis (diálogo entre a teoria e a prática)
Confiança
Afetividade
Horizontalidade

Temas de trabalho prioritários:

Saúde e Direitos Humanos;
Gênero e Feminismo;
Diversidade Sexual: Lesbianidade/homossexualidade/bissexualidade/transexualidade/heterossexualidade
Direitos Sexuais e Reprodutivos;
Arte e cultura;
Tema transversal: Raça/etnia/juventude.

Trabalho em rede e parcerias:

Municipais: NUCH – Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania Homossexual da UFPE, Movimento Gay Leões do Norte, GLOS – Gerência da Livre Orientação Sexual, AMHOR, Fórum LGBT de PE.Estaduais: Fórum LGBT de Pernambuco.Nacionais: ABL, ABGLT. Representações Institucionais:Representação Estadual da ABL;Rede Nordeste LGBT;Coordenação do Fórum LGBT de Pernambuco.

Núcleos:

Comunicação;
Pedagógico;
Mobilização de Recursos e Articulação Política;
Arte e Cultura.

Sejam bem vindas ao nosso blog diário.

Contatos:

comunicacaoluas@gmail.com


by Núcleo de Comunicação Grupo Luas.