sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Dia da Visibilidade - Um relato do grande evento!!!!!




MULHERES LÉSBICAS NOS ESPAÇOS DE PODER
Unificando a luta contra o machismo, o racismo e a lesbofobia


Ser visível, ser percebida, ser reconhecida e, por fim, ser aceita pela sociedade na qual vive! Essa bem que poderia ser a melhor definição para o que buscamos alcançar com a visibilidade de mulheres lésbicas e bissexuais. Contudo, a possibilidade de se ser aceita enquanto lésbica envolve questões muito mais profundas e que são implicadas nas relações de poder entre homens e mulheres.

O Grupo Luas, nesse ano de 2009, buscou trazer para a discussão da visibilidade lésbica a questão étnica, onde a negritude foi um (se não o maior) foco de nossos esforços e atenções. Dessa maneira pensamos em uma programação que contemplasse a cultura negra, dando ênfase na mulher lésbica e negra.
O espaço utilizado para o evento, por si só, já representou uma importante e histórica conquista para o movimento lésbico em PE. O Teatro do Parque – um dos principais lócus da cultura pernambucana, onde importantes páginas da história de nosso estado foram representadas. É um espaço público, para o público que serviu como “símbolo” de nossas vitórias no intuito da vizibilização daquelas que ainda são invisíveis.
Procuramos “demarcar” bem o nosso espaço e hasteamos a bandeira da diversidade bem no centro do palco, emoldurando o cenário perfeito para nossas atividades e discussões. No centro desse palco tivemos duas “mestres de cerimônias” negras que deram inicio as atividades com a apresentação do grupo, da nossa temática e do que significa a visibilidade lésbica. As atividades artísticas tiveram início com a apresentação de um grupo de coco e outro de maracatu.
Em seguida tivemos uma apresentação de dança afro, com duas jovens negras que “personificaram” a nossa temática e arrebataram o público que esteve presente e atuante durante todo o nosso evento.
Partimos para uma grande roda de diálogos bem no centro do palco do teatro e convidamos a companheira Cinthia Fernanda, lésbica negra e militante do CANDACE, para uma fala política e um relato de vida. Dessa maneira puxamos a roda e discutimos temas relacionados a auto aceitação, ao preconceito e ao respeito e o direito de amar independente do sexo/gênero. Vale destacar a fala de uma mãe, que fez questão de participar, relatando a sua vivência e a felicidade de estar participando de um evento como aquele.
Após a roda, tivemos uma série de recitais de poesias com a temática lésbico-feminista. Contamos com a presença da poetisa Cida Pedrosa, relançando o seu livro “As Filhas de Lilith” e recitando apaixonadamente textos seus. Também esteve em nosso palco o grupo performático “Nós Pós”, recitando poesias. Em seguida abrimos para que o público pudesse recitar suas produções. Encerramos a noite com a apresentação de um grupo de Afoxê e oferecemos um lanche temático, como comidas típicas da influência negra na nossa culinária.
Ao longo do evento estavam ocorrendo exposições artísticas de fotografias e textos produzidos pelas integrantes do grupo bem como uma pequena feira de artesanato.
Acreditamos que alcançamos – se não todos – mas a maioria de nossos objetivos, pois só quando formos respeitadas pela sociedade, só quando nossas reivindicações forem reconhecidas pelo poder público, só quando a nossa forma de amar não for mais tida como pecaminosa e perversa é que poderemos nos considerar empoderadas e deixar o mundo da invisibilidade e nos tornarmos mulheres visíveis!
“Eu existo! Eu exijo!”.











Em parceria com outros grupos, a partir do Pacto Lésbico Feminista, que foi um pacto que surgiu em Brasília, através do SEMINÁRIO NACIONAL DIVERSIDADE DE SUJEITOS E IGUALDADE DE DIREITOS NO SUS, realizado em Brasília. Foi feito este acordo para que as redes de lésbicas trabalhassem em conjunto o SENALE – Seminário Nacional de Lésbica. A partir deste principio, realizamos reuniões, mas ainda não conseguimos trabalhar o SENALE, porque focamos na semana da visibilidade lésbica, como também criando o ComLÉs – Coletivo de Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco.

Realizamos em conjunto os seguintes eventos:
24 a 29 de agosto:

Dia 15
Roda de Diálogos sobre Visibilidade Lésbica
Local: Engenho Maranguape (Paulista)
Horário: 15h
** Realizada a roda de dialogo onde conseguimos mobilizar algumas mulheres lésbicas e bissexuais para estar nas outras atividades conosco.

Dias 21 e 22
Panfletagem nos bares e boates
Horário: a partir das 20h
** Divulgação do evento.

Dia 22
Roda de Diálogos sobre Visibilidade Lésbica
Local: Sede do Cidadania Feminina
Horário: 19h
** trabalhamos com um grupo de mulheres lésbicas, bissexuais e heterossexuais de periferia, falando da importância da visibilidade lésbica.

Dia 24
Debate “Visibilidade Lésbica: muita história para contar”
Local: SOS Corpo
Horário: 19:00h
** Fizemos uma apresentação dos diversos grupos de Pernambuco, apresentando um pouco sua história dentro do movimento local, como também fazendo um resgate da história da lesbianidade.

Dia 25/08
Roda de Diálogos sobre Visibilidade Lésbica
Local: Espaço Cultural Muzanzê
Horário: 19h
** Trabalhamos com um grupo de mulheres lésbicas, bissexuais de periferia, falando da importância da visibilidade lésbica.

Dia 26 e 27
Panfletagem no centro de Recife
Horário: a partir das 17h
** Divulgação do evento.

Dia 27
Debate Lesbianidade e Movimento de Mulheres
Local: SOS Corpo
Horário: 19h
** Tentamos realizar junto ao Fórum de Mulheres de Pernambuco e o movimento de mulheres feministas em geral, um dialogo de como e onde tem se encontrado o movimento feminista com o movimento lésbico, já que existem algumas pautas que estão inclusas dentro do movimento feminista que muitas vezes exclui a pauta das mulheres lésbicas e bissexuais.
Das diversas instituições que compõe o Fórum de Mulheres de Pernambuco, apenas uma participou, as outras pessoas participantes foram mobilizadas nas outras rodas de diálogos, parceiros/as e divulgação.. Isso prova mais uma vez que devemos estreitar o dialogo com o Movimento Feminista, incluindo também a pauta das mulheres lésbicas e bissexuais.

Dia 28
Manhã:
Audiência Pública
Local: Assembléia Legislativa
Horário: 9:00 às 12h.
** Foi realizada a audiência convoca pelo Deputado Federal Isaltino Nascimento que é companheiro em todas as atividades do Movimento LGBT em Pernambuco.
A audiência não contou com a participação de outro/a parlamentar, mas acreditamos que existem pessoas dentro da assembléia que tem levado nossas demandas.

Tarde:
II Caminhada de Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco Concentração: Parque 13 de maio
Horário: 14:30h
Saída: 16h
** Foi realizada a caminhada pelas ruas do Recife. Contratamos Maracatu, Afoxé, com o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife.
O evento foi muito bonito. Conseguimos colocar as mulheres na rua, mostrando a cara e tendo orgulho de ser lésbica, reivindicando nossos direitos.
Paramos as ruas com bandeira, pessoas, som, falas políticas.
Reunimos em torno de 300 (trezentas) pessoas.
Por ser apenas a II caminhada, pois a primeira foi realizada em 2006 com a realização do V Senale, foi um sucesso total, com repercussão na mídia, participação de parlamentares, parceiros/as e com muito respeito do público.

Tarde e Noite:
Ato-Show em Comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica
Local: Pátio do Carmo
A partir das 17h
**Show na rua, comemorando o dia nacional da visibilidade lésbica, através do projeto da Prefeitura da Cidade do Recife, através do projeto: Quintas da Diversidade.
O evento foi considerado como uma comemoração do sucesso e da união em todas as atividades realizadas em conjunto, através do Pacto Lésbico Feminista.

Realização: Grupo LUAS - Liberdade e União Afetiva Sexual de Lésbicas e Bissexuais. LBL – Liga Brasileira de Lésbicas, CANDACE – Coletivo Nacional de Lésbicas Negras, CEN- Coletivo de Entidades Negras, Grupo de Mulheres Cidadania Feminina e

Apoio: ABL – Articulação Brasileira de Lésbicas, AMHOR, Prefeitura do Recife e Governo do Estado de Pernambuco.

Recife, 04 de setembro de 2009.

Grupo LUAS.

Imagem: Grupo Luas
Texto :Ana Carla Lemos E Jules Lucena