sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Dia da Visibilidade - Um relato do grande evento!!!!!




MULHERES LÉSBICAS NOS ESPAÇOS DE PODER
Unificando a luta contra o machismo, o racismo e a lesbofobia


Ser visível, ser percebida, ser reconhecida e, por fim, ser aceita pela sociedade na qual vive! Essa bem que poderia ser a melhor definição para o que buscamos alcançar com a visibilidade de mulheres lésbicas e bissexuais. Contudo, a possibilidade de se ser aceita enquanto lésbica envolve questões muito mais profundas e que são implicadas nas relações de poder entre homens e mulheres.

O Grupo Luas, nesse ano de 2009, buscou trazer para a discussão da visibilidade lésbica a questão étnica, onde a negritude foi um (se não o maior) foco de nossos esforços e atenções. Dessa maneira pensamos em uma programação que contemplasse a cultura negra, dando ênfase na mulher lésbica e negra.
O espaço utilizado para o evento, por si só, já representou uma importante e histórica conquista para o movimento lésbico em PE. O Teatro do Parque – um dos principais lócus da cultura pernambucana, onde importantes páginas da história de nosso estado foram representadas. É um espaço público, para o público que serviu como “símbolo” de nossas vitórias no intuito da vizibilização daquelas que ainda são invisíveis.
Procuramos “demarcar” bem o nosso espaço e hasteamos a bandeira da diversidade bem no centro do palco, emoldurando o cenário perfeito para nossas atividades e discussões. No centro desse palco tivemos duas “mestres de cerimônias” negras que deram inicio as atividades com a apresentação do grupo, da nossa temática e do que significa a visibilidade lésbica. As atividades artísticas tiveram início com a apresentação de um grupo de coco e outro de maracatu.
Em seguida tivemos uma apresentação de dança afro, com duas jovens negras que “personificaram” a nossa temática e arrebataram o público que esteve presente e atuante durante todo o nosso evento.
Partimos para uma grande roda de diálogos bem no centro do palco do teatro e convidamos a companheira Cinthia Fernanda, lésbica negra e militante do CANDACE, para uma fala política e um relato de vida. Dessa maneira puxamos a roda e discutimos temas relacionados a auto aceitação, ao preconceito e ao respeito e o direito de amar independente do sexo/gênero. Vale destacar a fala de uma mãe, que fez questão de participar, relatando a sua vivência e a felicidade de estar participando de um evento como aquele.
Após a roda, tivemos uma série de recitais de poesias com a temática lésbico-feminista. Contamos com a presença da poetisa Cida Pedrosa, relançando o seu livro “As Filhas de Lilith” e recitando apaixonadamente textos seus. Também esteve em nosso palco o grupo performático “Nós Pós”, recitando poesias. Em seguida abrimos para que o público pudesse recitar suas produções. Encerramos a noite com a apresentação de um grupo de Afoxê e oferecemos um lanche temático, como comidas típicas da influência negra na nossa culinária.
Ao longo do evento estavam ocorrendo exposições artísticas de fotografias e textos produzidos pelas integrantes do grupo bem como uma pequena feira de artesanato.
Acreditamos que alcançamos – se não todos – mas a maioria de nossos objetivos, pois só quando formos respeitadas pela sociedade, só quando nossas reivindicações forem reconhecidas pelo poder público, só quando a nossa forma de amar não for mais tida como pecaminosa e perversa é que poderemos nos considerar empoderadas e deixar o mundo da invisibilidade e nos tornarmos mulheres visíveis!
“Eu existo! Eu exijo!”.











Em parceria com outros grupos, a partir do Pacto Lésbico Feminista, que foi um pacto que surgiu em Brasília, através do SEMINÁRIO NACIONAL DIVERSIDADE DE SUJEITOS E IGUALDADE DE DIREITOS NO SUS, realizado em Brasília. Foi feito este acordo para que as redes de lésbicas trabalhassem em conjunto o SENALE – Seminário Nacional de Lésbica. A partir deste principio, realizamos reuniões, mas ainda não conseguimos trabalhar o SENALE, porque focamos na semana da visibilidade lésbica, como também criando o ComLÉs – Coletivo de Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco.

Realizamos em conjunto os seguintes eventos:
24 a 29 de agosto:

Dia 15
Roda de Diálogos sobre Visibilidade Lésbica
Local: Engenho Maranguape (Paulista)
Horário: 15h
** Realizada a roda de dialogo onde conseguimos mobilizar algumas mulheres lésbicas e bissexuais para estar nas outras atividades conosco.

Dias 21 e 22
Panfletagem nos bares e boates
Horário: a partir das 20h
** Divulgação do evento.

Dia 22
Roda de Diálogos sobre Visibilidade Lésbica
Local: Sede do Cidadania Feminina
Horário: 19h
** trabalhamos com um grupo de mulheres lésbicas, bissexuais e heterossexuais de periferia, falando da importância da visibilidade lésbica.

Dia 24
Debate “Visibilidade Lésbica: muita história para contar”
Local: SOS Corpo
Horário: 19:00h
** Fizemos uma apresentação dos diversos grupos de Pernambuco, apresentando um pouco sua história dentro do movimento local, como também fazendo um resgate da história da lesbianidade.

Dia 25/08
Roda de Diálogos sobre Visibilidade Lésbica
Local: Espaço Cultural Muzanzê
Horário: 19h
** Trabalhamos com um grupo de mulheres lésbicas, bissexuais de periferia, falando da importância da visibilidade lésbica.

Dia 26 e 27
Panfletagem no centro de Recife
Horário: a partir das 17h
** Divulgação do evento.

Dia 27
Debate Lesbianidade e Movimento de Mulheres
Local: SOS Corpo
Horário: 19h
** Tentamos realizar junto ao Fórum de Mulheres de Pernambuco e o movimento de mulheres feministas em geral, um dialogo de como e onde tem se encontrado o movimento feminista com o movimento lésbico, já que existem algumas pautas que estão inclusas dentro do movimento feminista que muitas vezes exclui a pauta das mulheres lésbicas e bissexuais.
Das diversas instituições que compõe o Fórum de Mulheres de Pernambuco, apenas uma participou, as outras pessoas participantes foram mobilizadas nas outras rodas de diálogos, parceiros/as e divulgação.. Isso prova mais uma vez que devemos estreitar o dialogo com o Movimento Feminista, incluindo também a pauta das mulheres lésbicas e bissexuais.

Dia 28
Manhã:
Audiência Pública
Local: Assembléia Legislativa
Horário: 9:00 às 12h.
** Foi realizada a audiência convoca pelo Deputado Federal Isaltino Nascimento que é companheiro em todas as atividades do Movimento LGBT em Pernambuco.
A audiência não contou com a participação de outro/a parlamentar, mas acreditamos que existem pessoas dentro da assembléia que tem levado nossas demandas.

Tarde:
II Caminhada de Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco Concentração: Parque 13 de maio
Horário: 14:30h
Saída: 16h
** Foi realizada a caminhada pelas ruas do Recife. Contratamos Maracatu, Afoxé, com o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife.
O evento foi muito bonito. Conseguimos colocar as mulheres na rua, mostrando a cara e tendo orgulho de ser lésbica, reivindicando nossos direitos.
Paramos as ruas com bandeira, pessoas, som, falas políticas.
Reunimos em torno de 300 (trezentas) pessoas.
Por ser apenas a II caminhada, pois a primeira foi realizada em 2006 com a realização do V Senale, foi um sucesso total, com repercussão na mídia, participação de parlamentares, parceiros/as e com muito respeito do público.

Tarde e Noite:
Ato-Show em Comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica
Local: Pátio do Carmo
A partir das 17h
**Show na rua, comemorando o dia nacional da visibilidade lésbica, através do projeto da Prefeitura da Cidade do Recife, através do projeto: Quintas da Diversidade.
O evento foi considerado como uma comemoração do sucesso e da união em todas as atividades realizadas em conjunto, através do Pacto Lésbico Feminista.

Realização: Grupo LUAS - Liberdade e União Afetiva Sexual de Lésbicas e Bissexuais. LBL – Liga Brasileira de Lésbicas, CANDACE – Coletivo Nacional de Lésbicas Negras, CEN- Coletivo de Entidades Negras, Grupo de Mulheres Cidadania Feminina e

Apoio: ABL – Articulação Brasileira de Lésbicas, AMHOR, Prefeitura do Recife e Governo do Estado de Pernambuco.

Recife, 04 de setembro de 2009.

Grupo LUAS.

Imagem: Grupo Luas
Texto :Ana Carla Lemos E Jules Lucena

2 comentários:

  1. MANDO BOM DIA PARA AS CORDENADORAS DESTE GRUPO QUE ADMIRO A MUITO TEMPO E QUERO DEIXAR MEU COMENTÁRIO. ANTES DOQUE TUDO VOU LOGO DIZENDO QUE SOU HOMEM MAIS TENHO JÁ A UM BOM TEMPO ACOMPANHADO AS AÇÕES DESTE GRUPO POR INTERNET E AS VEZES TENHO O PRAZER DE VER ATÉ PASSEATAS AQUI NO CENTRO DO RECIFE. SEI QUE NÃO É COMUM UM HOMEM DIZER ISSO MAIS ESTOU DE ACORDO COM TUDO QUE ESSE GRUPO TEM FEITO POIS MEU CARINHO POR VOCÊS JÁ VEM DE UM CERTO TEMPO QUANDO TIVE O PRAZER DE PODER ME COMUNICAR COM ANA CARLA LEMOS PELO MEU ORKUT. SEI QUE TALVEZ ELA NEM SE LEMBRE MAIS DE MIM MAIS EU NUNCA ESQUECI DELA. MEU MAIOR SONHO SERIA PODER CONHECELA PESSOALMENTE MAIS SEI QUE ELA É UMA MULHER BEM OCULPADA E ATAREFADA. ME CHAMO SAMUEL E NÃO TENHO NUNHMA VERGONHA E NEM UM RECEIO DE DIZER QUE MINHA ESPOSA É BISSEXUAL. ACHO QUE O MELHOR APOIO QUE UMA MULHER LÉSBICA OU BISSEXUALS DEVE TER É O DE SUA FAMILIA E EU DOU TODO APOIO QUE ELA PRECISA E MERECE. ACHO QUE CADA UM DEVE SER NÃO SÓ COMPANHEIRO MAIS TAMBÉM AMIGO. SOU CASADO COM ELA A 18 ANOS E ME SINTO MUITO BEM COM ELA ASSIM. PESSO QUE ESSA MINHA MENSAGEM POSSA CHEGAR A ANA CARLA E QUE UM DIA EU E MINHA ESPOSA POSSAMOS TER A ALEGRIA DE CONHECELA PESSOALMENTE. MANDO UM GRANDE BEIJO PARA TODAS MULHERES LÉSBICAS E BISSEXUAIS QUE FAZEM PARTE DESTE GRUPO.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA. OLÁ ANA, EU SOU SEU AMIGO SAMUEL E ME SINTO MUITO HONRADO EM SABER QUE MINHA MENSAGEM AINDA SE ENCONTRA AQUI. TENHO SEMPRE ACOMPANHADO AS AÇÕES E PASSEATAS DAS PARADAS LÉSBICAS E FICO FELIZ EM VER QUE CADA DIA VOCÊS MULHERES LÉSBICAS E BISSEXUAIS ESTÃO MAIS FORTES. UM DIA TENHO FÉ EM DEUS QUE ESSE PRECONCEITOS SERÁ QUEBRADO E TODOS RESPEITARAM AS PESSOAS HOMOSSEXUAIS SEJAM MULHERES OU HOMENS. TENHAM UM BOM DIA E FIQUEM COM DEUS. POR FAVOR ANA ME MANDA UM E-MAIL TEU. QUERIA SEMPRE PODER FICAR EM CONTATO COM VOCÊ. GOSTARIA SABER ONDE FICA O GRUPO LUAS PARA QUE MINHA ESPOSA POSSA FREQUENTAR. SEI QUE ISSO SÓ É PRA ELA E NÃO PRA MIM MAIS COMO EU TENHO MAIS ACESSO A UM COMPUTADOR POSSO APENAS DIZER ONDE É E COM CERTEZA ELA VAI ATÉ VOCÊS. OBRIGADO E BOM FIM DE SEMANA. MEU E-MAIL É, SAMUELAMARODASILVA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir