terça-feira, 13 de outubro de 2009

Cancêr de Mama : A saúde da mulher é uma das nossas bandeiras de luta!

Noticia enviada pela companheira Tereza Marques(Estrela)


Outubro Rosa: o mês e a cor da luta contra o câncer de mama.


Uma das doenças mais temidas pelas mulheres, senão a mais temida, é o Câncer de Mama. Esta forma da doença é a que mais causa mortes entre as mulheres, no Brasil e também nos outros países ocidentais.

Relativamente rara entre mulheres com menos de 35 anos, a enfermidade não só é temida por suas implicações físicas, como também pelas psicológicas; já que afeta a estima sexual da mulher, além da imagem que ela tem de si. Por isso, nunca é demais abordar este tema e reforçar a importância da prevenção.

Pensando exatamente na relevância desta conscientização, várias cidades pelo mundo estão cobrindo-se de rosa este mês. É o Movimento Outubro Rosa, que surgiu há 10 anos, na Califórnia, nos EUA. Outubro foi escolhido como o mês simbólico da luta contra o Câncer de Mama, e a campanha surgiu como mais um esforço mundial de conscientização da população e das autoridades de saúde para combater a doença

Vários países vêm, desde então, engajando-se no movimento. No Brasil, desde o início do mês, diversas cidades já têm exibido seu apoio, iluminando com luz rosa vários pontos turísticos ou importantes de sua cidade. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor já foi iluminado assim. Lojas, escritórios e restaurantes de ruas de São Paulo também, e por todo o país acontecerá o mesmo. Em Petrópolis, por exemplo, entre os dias 23 e 31 de Outubro vários monumentos e pontos turísticos da cidade estarão iluminados de Rosa. Além da luz especial, acontecerão também shows e palestras sobre o tema. Veja a agenda dos eventos pelo país.

Alguns fatores como casos familiares, primeira menstruação muito cedo, menopausa tardia, ter tido filhos depois dos 30 ou não os ter tido, aumentam a possibilidade de surgimento da doença. Portanto, não custa lembrar e relembrar a importância de se prevenir.

A mulher não deve deixar de se examinar, nem de visitar o ginecologista e precisa estar atenta aos sintomas que ela mesma pode perceber como nódulo no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Em alguns casos, a ocorrência da doença pode ser notada também pelo surgimento de alterações na pele que recobre a mama, como retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. Saiba mais no guia Saúde da Mama.


Por isso, neste mês de outubro você pode fazer parte desta ação. Homens, crianças, adolescentes e mulheres devem estar informados sobre a doença e podem fazer a sua parte na divulgação deste importante movimento. Vale se vestir de rosa, colocar algum lenço desta cor da janela de casa, no carro ou mesmo no seu local de trabalho, oferecer rosas, enfim, mostrar a necessidade de estar consciente e de conscientizar mais pessoas. Se você é mulher, além de tudo isso, sua responsabilidade em diminuir essas estatísticas de casos fatais é ainda maior, assim fique atenta ao seu próprio corpo.


O Câncer de Mama pode ser tratado e a prevenção é o melhor caminho para o sucesso de qualquer tratamento. Assim, não só outubro será cor de rosa, mas também todos os outros meses da sua vida e da vida daqueles que amam você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário