quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Universidade Feminista




O que é a Universidade Feminista?

"A Universidade Livre Feminista é um programa iniciado pelo Centro Feminista de Estudos e Assessoria - Cfemea, com o objetivo de apoiar a formação de pessoas para o movimento feminista para ajudar na luta dos direitos sexuais e reprodutivos, pela igualdade de gêneros, defesa do Estado laico e pela construção de uma sociedade justa, sem exploração, machismo ou qualquer outra forma de dominação e fundamentalismo. Os cursos serão elaborados em parceria com entidades feministas e outros movimentos. As parcerias firmadas vão constituir, ao longo do tempo, a base da coordenação política e pedagógica da Universidade. "

Como Participar?



"Sempre haverá um meio para você vir conosco nessa caminhada contra o machismo, o racismo ou qualquer outra forma de dominação e fundamentalismo.
A Universidade Livre Feminista é um espaço de formação das mulheres feministas, de estudos e ação pela construção de uma sociedade justa, sem exploração e sem pessoas exploradas. Vamos construir uma sociedade de igualdade entre homens e mulheres, com respeito aos direitos sexuais e reprodutivos.
Por isso, teremos cursos de formação e de especialização. Alguns serão gratuitos e abertos para todas as pessoas, outros terão algum tipo de mensalidade ou serão orientados a um determinado segmento de público. Nossa intenção é facilitar ao máximo a participação de militantes sociais nesses processo.
Como espaço de liberdade e de luta, além de realizarmos cursos, vamos promover debates permanentes e ajudar em estudos, pesquisas e reflexões.
Aqui as organizações feministas terão oportunidade de elaborar e difundir seus programas de formação e todas as feministas poderão aprofundar seus conhecimentos e construir novos saberes.
Estamos na fase de implantação da Universidade. Neste primeiro momento há somente um programa de formação relacionado ao Seminário Nacional 'As mulheres na Democratização da Gestão Pública e o Projeto Feminista', realizado recentemente pelo Cfemea, SOS Corpo e Articulação de Mulheres Brasileiras. Têm acesso a esta atividade somente as pessoas que participaram do Seminário e estão ajudando a preparar um curso sobre o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (II PNPM).
Em breve esperamos ter vários cursos. Mas você pode participar dos fóruns de debates e construir com a gente outras propostas de cursos e de espaços de discussão.Nos envie uma mensagem com suas sugestões, observações ou críticas: nosso endereço é contato@feminismo.org.br "


Texto extraído do site http://www.feminismo.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário